terça-feira, 22 de maio de 2012

Tiaras de cabelo!

Estava percorrendo esta internet de meu Deus quando de repente me deparei com este PAP de tiaras de cabelo que é simples, útil, consciente e usável! Afinal, reutilizar é legal, desde que seja realmente reutilizável. Se for pra fazer algo que fica feio, brega ou que vai ser jogado fora em seguida, era melhor nem ter reutilizado pra evitar o gasto de material extra!

Seguindo essa linha de raciocínio, vi esse PAP de como fazer tiaras de cabelo reaproveitando blusas velhas. Sobre isso eu tenho duas observações a fazer: se você tem uma blusa que dá pra ser usada e está em perfeito estado, doe. Afinal, ela pode ter mais utilidade ajudando aos que não tem o que vestir. Mas se a blusa está furada, descosturada, manchada ou puída, reutilize as partes boas do tecido fazendo essas tiaras. Elas ficam bem bonitas!

 O PAP foi todinho retirado deste site: Make it and Love it. O site é bem bacana! Tem muitos tutoriais e apesar de estar em inglês, a maioria das fotos é auto-explicativa.

Eu testei o PAP fazendo uma tiara de uma blusa baby look minha velhaça. Vou colocar o PAP original que está muito bem explicado e farei algumas observações de acordo com o que fiz, ok?

Vamos lá!

Você vai precisar de uma camisa de malha velha (ou um pedaço de malha qualquer), tesoura, agulha e linha.



Corte a malha em tiras de mais ou menos 3 cm de largura. Vale lembrar que quanto mais larga a tira, mais larga fica a tiara, porém, quanto mais fina a tira, mais delicado o trançado. Eu fiquei entre a cruz e a caldeirinha nesse quesito, pois gosto de tiaras largas, mas o trançado delicado é mais bonito... Decidi fazer mais larguinho mesmo só pra testar...

O comprimento da tira deve ser duas vezes a medida da cabeça, senão fica pequeno depois. Foi o meu caso, pq eu decidi cortar as tiras da barra da camisa em direção à gola para evitar pegar a costura lateral (como na foto), mas como a baby look é pequena, as tiras ficaram pequenas tbm. Acho que numa camisa tamanho normal ficaria bom...

Resumindo: corte cinco tiras de 3cm de largura e duas vezes a medida da cabeça de comprimento.



Agora, pegue as cinco tiras de malha, coloque as pontas uma em cima da outra e costure.



Agora puxe as tiras, esticando-as. Elas vão ficar enroladinhas e esconder o corte feito nas laterais. Por isso, você nem precisa cortar as tiras bem certinhas porque depois fica tudo escondidinho... hehehe



Agora vamos ao trançado! Para facilitar o trançado, você pode prender um clipe grande na ponta que foi costurada e prender essa ponta na mesa ou em alguma coisa fixa para poder ajudar a manipulação do trançado. No meu caso, minha grande amiga Vinha ajudou segurando a ponta pra mim... hehehe

Agora fixe sua atenção nas imagens. Olhando a descrição, parece complicado, mas respira fundo e se concentra que você vai ver que é fácil, fácil.

Você vai separar três tiras de um lado (lado Esquerdo) e duas tiras do outro(lado Direito) (1). Agora pegue a tira de fora do lado E e passe-a por cima da tira do meio(2) e por baixo da tira de dentro(3 e 4) em direção ao lado D(5 e 6).



Agora que ficaram três tiras do lado D, faça o mesmo esquema: pegue a tira de fora(1), passe por cima da tira do meio(2) e por baixo da tira de dentro(3 e 4) em direção ao lado E(5 e 6).



E continua fazendo assim: pegue a tira de fora do lado E(1), passe por cima da tira do meio(2) e por baixo da tira de dentro(3 e 4) em direção ao lado D(5), que fica com três tiras. Pegue a tira de fora(6), passe por cima da tira do meio(7) e por baixo da tira de dentro(8 e 9) em direção ao lado E (10).



O trançado começa a tomar forma...



Aí é só você continuar fazendo e apertando e regulando pra ficar uniforme e bonito. Superfácil, você vai ver.



Quando chegar na ponta, faça uma costura para prender as tiras.



Corta as rebarbas deixando uns 3 cm de sobra pra você unir uma ponta na outra.



Agora pegue um retalho da própria blusa e corte um retângulo de mais ou menos 10x12cm, dobre as pontas como na foto...



Costure uma extremidade com pontinhos à mão mesmo. Aliás, se você não tem máquina de costura, não desanima não que dá pra fazer a tiara toda na mão. Eu até tenho máquina de costura, mas fiz a minha todinha na mão pra testar.



Depois de prender uma extremidade, dobre o excesso do acabamento pra dentro, como na foto...



E costure a outra extremidade na parte interna da tiara. Você pode usar uma linha da mesma cor do tecido e fazer pontinhos invisíveis para dar um acabamento melhor.



Viu só? Superfácil. E superútil! Porque mesmo que vc não curta sair com tiarinha no cabelo, estudar, trabalhar, fazer a unha, cozinhar e passar creminhos no rosto com o cabelo caindo na cara não dá... Nessas horas ter uma tiara sempre resolve o problema, né?

Bom agora vou postar umas fotos da tiara que eu fiz. As fotos estão com péssima qualidade pq fiz à noite e foto à noite nunca fica boa e tal... Enfim, vamos ver.

Essa foi a blusa velha e manchada que eu usei...



Nessa foto estou mostrando o sentido em que cortei as tiras: da barra para a gola.



Aqui o processo de esticar a malha para ela enrolar...



Esse é o clipe (mosquetão?) que usei para prender a ponta. Daí vc prende esse clipe em algum lugar fixo (beirada da mesa, encosto da cadeira, etc.) e faz o trançado.



Meu trançado chegando ao fim...



E aqui a minha tiara já em uso por mim mesma! Não sou muito fã de azul, mas gostei...



Ah! E esqueci de dizer que vc pode enfeitar sua tiara com fuxicos, flores de tecido, feltro, botões e tudo mais que sua imaginação mandar... Eu usei fuxiquinhos de tecido estampado que prendi com pontinhos à mão. Até que ficou bem bonitinho.



Agora estou pensando em reaproveitar uma blusa branca do amantíssimo para testar um novo modelo. Pensei em fazer as tiras mais fininhas e juntar três tiarinhas finas numa só. Assim parece que vc está com três trançadinhos na cabeça... Ai, ai, ai... rsrsrs

E vc, gostou? Então faz aí e me conta!!!

Beijo.



OBS: Este post participou da sexta criativa do blog Assim Sim. Conheça e participe também!

20 comentários:

  1. Gente, você é muito talentosa! Amo seus mimos! Já estou namorando essa tiara. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Meliny! Vc é que é muito gentil! Mas essa tiara é uma ótima chance de reaproveitar aquelas blusas velhas de malha ou aquelas de propaganda e tal. Eu gostei!

      Beijo.

      Excluir
  2. Oi Cynthia adorei a tiara, minha filha que costuma customizar camisas vai adorar, aposto que ela faz rapidinho.
    Obrigada por compartilhar, ja guardei o link para fazer depois, se fizer avido para ti.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gélia! Com certeza ela vai fazer fácil, fácil. Me conta se ela fizer que fiquei curiosa pra ver a customização! rsrs

      Beijo.

      Excluir
  3. Finalmente vim aqui para dizer pessoalmente que gostei do PAP e quero fazer também! Sua tiara ficou liiinda!

    Então você tb fez corte e costura? Moça prendada...Quero ver se eu vou conseguir fazer uma camisa de manga longa ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Camila! Pois é, menina, fiz um curso de corte e costura e um curso de modelagem numa época em que a faculdade entrou em greve por um longo período. Aí, pra ocupar a cabeça, fiz esses cursos.

      Sobre o que eu te falei, de fazer a camisa e calça social masculinas e saber fazer todo o resto, eu acho que é pq essas duas peças tem o maior número de detalhes possíveis. Tipo zíper, pregas, bolsos, pé de colarinho, gola, pala, carcela, punho... enfim, tem tantos detalhes, que parece que engloba quase tudo o que vc precisa saber. Sinceramente, acho que só falta o zíper invisível! rsrsrs

      E o mais gostoso é aprender coisas novas, se sentir capaz... Então, boa sorte!

      Aguardo mais histórias... hehehe

      Beijo.

      Excluir
  4. Adorei... gosto de ideias em que podemos reaproveitar algo, mas principalmente qdo são transformadas em coisas bonitas e usáveis.

    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Rê! Isso é justamente o que eu penso! Obrigada pela visita!

      Beijo.

      Excluir
  5. Adorei essa idéia...também gosto de reaproveitar.

    Ah...correria para escrever o post do brigadeiro de gengibre. Você está certa, o pistache é para cobrir.
    beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, blz! Show de bola a receitinha!

      Obrigada, Daniela!

      Beijo.

      Excluir
  6. Achei maravilhosa essa ideia,pela facilidade e pelo reaproveitamento,embora pode fazer com sobras de malhas,que no meu caso tenho bastante,muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Luciene! Vamos reaproveitar o que temos e evitar comprar mais! Parabéns!

      Beijo.

      Excluir
  7. amei isso e eu fiz mais o trançado fikou mais ou menoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vc fez!

      Na próxima ficará muito melhor... É só pegar o jeito!

      Beijo.

      Excluir
  8. ta muito legal essa tiara vou tentar fazer
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Se fizer, manda foto pra gente!

      Beijo.

      Excluir
  9. Respostas
    1. É sim, Dulcinéia! Mais difícil é entender o esquema, depois que vc entende, fazer fica moleza!

      Volte sempre!

      Beijo.

      Excluir
  10. eu fiz mas ñ botei fuxico. coloquei um laçinho q foi da arvore do natal. e ficou muinto legau..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...